RESVERATROL= O COMPONENTE ATIVO DA UVA, SERÁ QUE VOCÊ O UTILIZA DE FORMA CORRETA?



A dose faz toda a diferença...

Resveratrol é composto funcional presente na uvas roxas, amoras e no vinho tinto. Curiosamente é encontrado em altas concentrações na raiz da hortaliça azeda.

Entre seus benefícios esta a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como: câncer e alzheimer, além disso, é muito utilizado por seus benefícios estéticos relacionados a beleza da pele, melhora da circulação sangüínea e inúmeros benefícios relacionados ao retardo do envelhecimento celular.

O resveratrol pode ser usado inclusive como suplemento isolado em algumas situações, já que é um importante antioxidante. Seu uso na quimioprevenção (dieta preventiva de câncer) é amplamente indicado. No entanto, durante o TRATAMENTO ONCOLÓGICO seu uso ainda é muito discutido, já que atua com fitoestrógeno, ou seja, se liga a receptores de estrogênio, fazendo estimulo hormonal, em determinados subtipos de câncer de mama esse estímulo não é considerado benéfico.
Além disso, uma das vias de atuação do resveratrol é o estimulo a SIRT1 cujo papel anti ou pró tumoral é muito discutido em inúmeros tumores.
Por isso, se você conhecesse alguém em tratamento do câncer, saiba que o uso do suco de uva (rico em resveratrol e em seu análogo pterostilbene) deve ser bem estudado e orientado, de acordo com o subtipo tumoral e quimioterápicos utilizados, individualizando a distribuição/frequência e quantidade de consumo na rotina alimentar.

Se você, segue uma dieta preventiva, saiba que o uso do suco de uva embora que recomendado, deve ser feito com moderação, nada de tomar 1 copo de suco não diluído de uma só vez!

A uva naturalmente contém grandes quantidades de frutose (açúcar natural) e quando consumida na forma de suco ou vinho, a ausência de fibras promoverá uma alta absorção desse açúcar que por sua vez, irá anular os efeitos benéficos do resveratrol, já que açúcar induz o crescimento de bactérias ruins no intestino e promover as doenças relacionadas ao envelhecimento (todas as que citei acima: câncer, alzheimer). Por isso, equilíbrio sempre! A dose por vez é um cálice (independente de ser suco ou vinho), se quiser um copo de suco, dilua-o!

E fique atento com crianças que adoram preparações com uva (como sucos, picolés, etc) e as solicitam frequentemente, pois isso pode estar relacionado a síndrome fungica que compromete a imunidade, tornando a criança (e adultos) mais susceptível a infecções, gripes, entre outros. Pessoas com síndrome fúngica devem evitar o uso de preparações com uva até a completa recuperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos