Torta de chocolate com berries (sem glúten, sem lactose, sem soja e sem açúcar)



Fiz essa torta para o aniversário do marido. Essa receita fica tão maravilhosa que não podia deixar de compartilhar com vocês que assim como eu valorizam a alimentação saudável. Pena que dessa vez eu não consegui fazê-la a tempo para gelar o suficiente até a hora da festa, então ela desmoronou na hora de cortar rsrsrsrs. Fazer o que né? Tenho certeza que assim como eu, muitas de vocês também tem que se desdobrar em mil para tentar ser mulher maravilha, mas as vezes não dá tão certo assim! 

O que sobrou da torta no dia seguinte estava na consistência perfeita, provando que a falta de tempo de geladeira foi o que resultou no amolecimento. A consistência da torta é de mousse. O sabor foi aprovado inclusive pelas crianças presentes na festa,  demonstrando que com um pouco mais de boa vontade é possível sim comer mais saudável!

Embora a torta tenha várias etapas, seu modo de preparo é muito fácil e mesmo quem tem pouca experiência na cozinha se surpreenderá com o resultado espetacular!

Receita da torta

Para a Massa
150g de castanha do pará
100g de amêndoas
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 xícara de chá de tâmaras (hidratadas em água morna por 10 minutos)
1 ovo

Para o recheio de chocolate
300gr de chocolate 70% cacau (sem glúten, sem lactose, adoçado com maltitol)
500g de biomassa de banana verde
200ml de leite de coco
5 claras em neve
Raspas de 4 limões (cuidar para não ralar a parte branca que tem sabor amargo)
5 colheres de sopa de agave

Para o recheio de berries
200g de castanha de caju cruas (hidratas por 4 horas)
1 colher de sopa de óleo de coco
1 xicara de chá de cada tipo das frutas vermelhas selecionadas (morango, mirtilo, framboesa e amoras)
3 colheres de sopa de agave (você pode usar outras opções de acordo com sua disponibilidade, recomendo: açúcar de coco, mel, açúcar demerara ou adoçantes do grupo do polióis: sorbitol, xilitol, maltitol)
1/2 colher de café rasa de goma-guar (ao final, misturada com delicadeza)

Para a calda
4 unidades de cada uma das frutas vermelhas
1 colher de sopa (do adoçante natural que escolher)

Para decorar
Frutas vermelhas


Modo de preparo
Triture todos os ingredientes da massa no processador (exceto o ovo), por ultimo acrescente o ovo e passe no processador mais uma vez. Distribua-a massa no fundo de uma forma removível de 23 cm (não é necessário untar) é leve para assar em forno pré-aquecido por 15 minutos. Lembre-se de fazer furinhos com o garfo na massa, antes de levar ao forno, para não estufar.

Enquanto isso prepare o recheio de chocolate, lembre-se que deverá usar a biomassa na forma de massa, ou seja, caso sua biomassa esteja congelada deverá aquecê-la com um pouco de água até que tenha adquirido sua forma original novamente. Derreta o chocolate no leite de coco, acrescente a biomassa, o agave e as cascas de limão ralada, desligue o fogo e misture delicadamente as claras em neve.

Despeje a mousse dentro da forma com a massa e leve ao freezer por 1:30h.

Prepare o segundo recheio: Bata no liquidificador as berries e óleo de coco em seguida acrescente as castanhas de caju que ficaram hidratando por 4 horas (elas devem ser adicionadas sem a água do molho), o adoçante natural e goma. Depois que a base da torta com mousse de chocolate tiver atingido 1:30h, despeje essa segunda camada e leve ao freezer por 3 horas.

Faça uma geléia de frutas vermelhas em fogo baixo e despeje no centro da torta, distribua também no centro, sobre a geléia, as frutas vermelhas (de forma desarrumada) e leve a geladeira. Recomendo que torta fique na geladeira por 12 horas antes de servir, esse tempo maior é necessário porque a receita é de uma torta mousse alta, desrespeitei esse tempo e ela desmoronou, mas já a preparei respeitando o tempo e ficou perfeita! 
 
 *É importante ressaltar que uso quantidades adequadas ao meu paladar, não gosto de nada muito doce, por isso, prove e se for necessário ajuste ao seu paladar.

Comentários

  1. Esta receita parece perfeita para a ocasião: aniversário do meu marido. Só que tem um probleminha... Não encontrei a biomassa aqui na minha cidade. Posso substituí-la por farinha de banana verde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, acho que os comentários estão caindo na minha caixa de spam e agora que consegui resgatar através do blog. Acredito que você já tenha testado. Mas acredito que não conseguirá fazer a receita com farinha.

      A farinha tem um ponto muito diferente da biomassa e não daria liga para substituir. A biomassa como já diz no nome é uma massa (macia) mesmo, por isso consegue fazer o papel do creme de leite em receitas. Com a farinha, não conseguiríamos ter o papel emulsificante que tanto precisamos nessa receita! Recomendo o preparo da biomassa em casa, tem post com a receita dela aqui no blog, dá uma olhada! Att

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos