Dieta materna transmite sabores ao bebê direcionando suas preferências alimentares

  
O post de hoje é dedicado as futuras mamães, especialmente as mulheres maravilhosas que me deram a honra e a confiança de acompanhá-las durante um momento tão especial de suas vidas: A gestação!

Vocês sabiam que a capacidade de perceber sabores começa no útero com o desenvolvimento dos sistemas gustativo e olfativo? Pesquisas demonstram que o líquido amniótico e o leite materno contém moléculas derivadas da dieta da mãe. Em outras palavras, a aprendizagem dos sabores de alimentos começa no útero e durante a primeira infância.

Por isso mamães, o estímulo aos bons hábitos alimentares de seu filho deve ser iniciado quando ele ainda estiver em sua barriga. Futuras mamães devem manter durante toda a gestação o consumo mais variado possível de vegetais, legumes e frutas, dessa forma seu futuro bebê irá reconhecer esses sabores ao serem introduzidos na alimentação. Da mesma forma, alimentos ricos em gordura (de má qualidade) e contendo açúcares devem ser evitados, uma vez que estimulam e direcionam inadequadamente o hábito alimentar dessa criança.
 
A alimentação equilibrada durante a gestação promove um leque enorme de benefícios, como:
- Níveis ótimos de nutrientes (vitaminas e minerais) capazes de modular a expressão de genes que garantirão mais saúde no decorrer da vida dessa criança; (isso faz parte do que chamamos de programação metabólica, assunto para um novo post)

- Melhora da qualidade de vida da mãe e do bebê;

- Menor risco de complicações no parto e durante a gestação;

- Facilita a recuperação do peso pós-gestacional. 

O alicerce que garante as mães equilíbrio nutricional é a manutenção de uma dieta rica em alimentos naturais e pobre em produtos alimentícios industrializados, processados e artificiais, durante toda a gestação. A gestação é um dos grandes momentos da vida para promoção da saúde, não perca essa oportunidade! 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos