Risoto de quinua com cogumelos e tomate cereja


Boa noite!
Atendendo a pedidos, segue a receita do risoto de quinua com cogumelos e tomate cereja! Essa receita é deliciosa e super prática, você pode variar os ingredientes de acordo com o que tiver em casa ou o que preferir! Se possível utilize ingredientes orgânicos!

Receita para 2 pessoas (mortas de fome e "comilonas" ou 4 pessoas normais- rsrsrs)

Ingredientes
1 caneca de quinua em grãos
1 bandeja de cogumelos da preferência (usei shitake)
1 cebola roxa
1/2 bandeja de tomate cerejas (200 gramas)
1 cabeça de brócolis
Açafrão da terra a gosto (usei raiz)
1 colher de sopa rasa de ghee (pode substituir por manteiga)
Tempero verde a gosto
Pimenta preta fresca moida na hora (opcional)
Sal a gosto (preferencialmente sal marinho)
Azeite de oliva para regar ao final.

Modo de preparo

Corte o brócolis em raminhos pequenos e reserve.
Cozinhe os grãos de quinua em água com sal, na proporção de 2 água para 1 quinua. Aguarde até a água secar (cerca de 15 minutos - embora eu não conte, eu acredito que é mais ou menos isso). Se preferir prove, a quinua deve estar mole e de coloração transparente, se ainda não tiver atingindo essa consistência, adicione mais água e deixe cozinhar até ficar adequada.

Durante o tempo de cozimento dourei a cebola no ghee e, em seguida, refoguei os cogumelos picados por cerca de 3 minutos, acrescente sal a gosto. Desligue o fogo e acrescente tempero verde, azeite de oliva, açafrão da terra ralado, pimenta preta fresca moída, tomate cerejas picados.

Cozinhe o brócolis no vapor, usei o vapor da própria quinua (se você não tem panela a vapor, basta usar um escorredor de inox, cujo fundo encaixe numa panela, de maneira que não encoste na água) após cozido, misture-o aos cogumelos.

Após o cozimento da quinua misture tudo e sirva! Simples, perfeito, leve e delicioso!

Considerações da Nutricionista:

Esse prato contém um proporção muito bacana de aminoácidos que promovem saciedade e preservam a massa muscular, além de conter componentes funcionais que previnem uma série de doenças, das quais terei o prazer de fazer novos post falando mais!

Lembre-se que o tempo ideal de cozimento do brócolis é 1,5 minuto, nunca mais de 2 minutos para não perdemos o indol 3 carbinol, componente funcional com grande capacidade protetora contra o câncer. Inicíe o preparo do prato pelo corte do brócolis, esses minutinhos que o brócolis ficar exposto ao ambiente antes de ir ao vapor, garantirá a ação da enzima mirosinase que ativa o indol -3- carbinol.

Embora denomine esse prato como risoto, não precisamos ficar mexendo porque a quinua não formará a liga do risoto convencional, ok?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos