Decreto aprovado: FIM DA CELULITE!



A tempos que eu ensaio para escrever esses post e sempre acabo deixando-o para outro dia, motivos? 

Como escrever sobre esse tema de uma maneira simples, mas ao mesmo tempo abrangente que demonstre que a  nutrição não se resume apenas a observações pontuais, mas que envolve todo um raciocínio metabólico individualizado. 

Celulite é certamente um dos temas mais explorados e de maior interesse quando o assunto é estética, mas para nós nutricionistas vai muito além da busca pelo tão sonhado corpo. Celulite é também um sinal de que algo esta em desequilíbrio e GRITANDO para ser corrigido.  

Quando pensamos em evitar celulite uma dieta rica em nutrientes capazes de melhorar a circulação é tão fundamental quanto uma hidratação adequada, mas as intervenções nutricionais não param por aí não!

Fatores como o mal funcionamento intestinal ou mesmo as alergias alimentares tardias, frequentemente camufladas por manifestarem-se com sintomas crônicos e pouco deletérios, podem culminar no aparecimento da celulite.
  
Embora a nutrição seja uma das mais poderosas ferramentas para alcançar benefícios estéticos devemos entender que esse processo é continuo e envolve disciplina, conscientização e individualização da prática alimentar.

Algumas adaptações a dieta são fundamentais para atingir esse objetivo:

  • Substitua grãos e farinhas refinadas por integrais (exemplos: arroz integral, farinha integrais, pães integrais, macarrão integral);

  • Evite consumir açúcar em excesso, seja açúcar de adição (colocado em bebidas, sucos) ou mesmo preparações doces (sorvetes, bolachas, bolos)

  • Garanta quantidades ótimas de água e fibras para o bom funcionamento intestinal. (aqui a biomassa de banana verde pode ser um grande aliada - clique aqui para ver a receita)

  • Substitua frituras e preparações ricas em gorduras saturadas e trans (como: pastéis, empanados, massas podres), por gorduras do bemque auxíliam no equilibrio do organismo.Como: azeite de oliva (preferencialmente sem aquecer), castanhas, nozes, linhaça, amêndoas, avelãs, abacate, omega 3 (óleo de peixe) .



----> Incremente seu cardápio agora, com:



* Aveia: por ser fonte de silício auxiliará na integridade, sustentação e firmeza da pele.

*Frutas vermelhas e roxas: morangos, mirtilos, açaí, framboesas, amoras e cerejas são ricas em antocianidinas que combatem radicais livres e promovem a beleza e integridade da pele.

*Vegetais verdes escuros: são ricos em vitaminas do complexo B que promovem saciedade e detoxificação hepática, auxiliando na eliminação de toxinas.

*Cebola, alho, açafrão (cúrcuma longa): são alguns dos alimentos que exercem efeitos sobre a eliminação de toxinas, além de possuírem compostos bioativos capazes de modular a inflamação.

*Chocolate amargo (acima de 50-60% de cacau) sem leite ou derivados: o cacau exerce efeito modulador da inflamação e aumenta a síntese de oxido nítrico, que proporciona a melhora da circulação sanguínea.  Uma pequena porção diária (20g) associada a outras intervenções garante esse efeito.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para finalizar não se esqueça que essas sugestões não envolvem as considerações que devem ser aplicadas individualmente, por isso, quer saber mais? Consulte um nutricionista!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos