Intestino desregulado? Biomassa de banana verde, agora!


Oi gente!

Intestino desregulado é uma das principais queixas dos pacientes no consultório e muitos fatores ou até mesmo doenças podem estar associados com o inadequado funcionamento intestinal.  A constipação é certamente o incomodo mais incidente quando falamos em desregulação intestinal, e obviamente existem um série de medidas a serem tomadas de maneira individualizada, no entanto, orientações gerais sempre podem auxiliar a melhorar nossos hábitos, por isso, seguem aqui:

-Aumente sua ingesta hídrica ao longo do dia, principalmente nos intervalos das refeições. Mantenha uma garrafa ao seu lado ao longo do dia, isso facilitará a adesão;

- Saborize sua água com: hortelã, cravo, canela, gengibre, que agregaram mais sabor e tornam a ingesta hidrica mais prazerosa;

- Aumente seu consumo de frutas e verduras in natura. As folhas cruas e as frutas são excelentes fontes de fibras que regulam o funcionamento intestinal.

- Incremente suas frutas com fibras, como: farelo de aveia, farinha de linhaça ou linhaça em grãos, chia, flocos de arroz, farinha de maracujá... etc

- Fibras também podem e devem ser acrescidas a sucos e até mesmo saladas cruas. Aproveite o verão para polvilhar fibras na sua salada.

- Substitua farinhas e cereais refinados pelas opções integrais, por exemplo, troque: arroz branco por integral;

- Reduza o consumo de açúcar, doces e carboidratos simples. Isso porque a glicose proveniente desses alimentos pode levar a um desequilíbrio da flora intestinal por aumentar a proliferação de "bactérias ruins";

- A biomassa de banana verde é uma ótima fonte de amido resistente que apresenta uma função excelente de prebiótico, ou seja, alimenta as "bactérias boas do nosso intestino" e auxilia a manter um flora intestinal equilibrada. Acrescente  biomassa de banana verde a sucos e frutas, para garantir um melhor funcionamento intestinal, e para quem nunca preparou a biomassa de banana verde, segue a receita:
   


Olha que linda essa banana verde orgânica que eu ganhei da minha paciente! Adorei.


PROCESSAMENTO DA BANANA VERDE : PASSO À PASSO


 Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem.

Numa panela de pressão com água fervente ( para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água, por 20 minutos.

Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.

Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da água da torneira, por exemplo.

Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.

Vá aos poucos tirando a casca da polpa, a polpa deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não enfarinhar. O produto que sai do processador é a biomassa bruta da polpa.

BIOMASSA P ( DE POLPA)

Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;

Processe até obter uma pasta bem espessa;

Se não utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico;

Pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.  

Dica: Congele em porções para uso diário, assim fica mais fácil na hora de usar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos