Arroz vermelho com lombo de porco ao molho de alecrim e mostarda!
Bom dia, gente!
A receita de hoje é especial por dois motivos:
Primeiro porque contém um ingrediente, ou melhor, um tipo de carne que muitos pacientes e seguidores do blog amam, mas ao mesmo tempo, morrem de medo de comer por conta do início da dieta. E para desmitificar isso e dizer que é possível que essa carne faça parte da dieta, desde que rodiziada com outros tipos de carne e preparada com técnicas dietéticas adequadas.
E o segundo motivo é o arroz vermelho. Que nos permiter lembrar o quanto é bom olhar para as coisas de forma diferente, quebrar barreiras impostas por nós mesmo.... Nem que seja num simples prato de arroz...não é? Isso porque tenho certeza que muita gente já se deparou no mercado (ou em outras situações) com algo novo, como o arroz vermelho ou preto e pensou: Que negócio esquisito é esse? Arroz tem que ser branco, eu, hêm?!
Bom, mas devo dizer que surpresas mágicas podem acontecer quando nos permitimos experimentar, quebrar velhos paradigmas, desenvolver um outro olhar... E nesse caso, um novo paladar!
- Ok.Ok. Só estou falando de um prato arroz, não é mesmo? Então, deixa eu parar de filosofar e falar logo essa receita, que coisa!
Arroz vermelho orgânico com lombo ao molho de creme de arroz, alecrim e mostarda
(Gente, devo alertar que esse prato é MARAVILHOSO!!! Recomendo para entrada salada de folhas verdes e alfaces roxas com tomate cereja)
Iniciei pelo preparo da carne devido ao tempo de preparo.
Tempere a peça de lombo (fiz pequenos furos para penetrar o tempero) com: suco de 1 limão, alecrim fresco (porção generosa), sal, cebolas em rodelas, azeite, pimenta preta fresca e deixe na geladeira por pelo menos 4 horas para "curtir"o tempero.
Depois retirei a peça (deixando que escorra bem o líquido do tempero) e coloque-a bem sequinha na panela de ferro já aquecida para selar a carne, após ficar bem dourada e mais firme, acrescente água e mais o restante do tempero (liquido- que a carne ficou de molho) e deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos, sempre completando com mais água e virando-a de tempo em tempo.
Antes da carne secar completamente no final dos 45 minutos, retire-a e leve ao forno pré-aquecido com parte do caldo. Nesse momento, se você preferir, poderá cortá-la em fatias finas. Embrulhar o refratário em papel manteiga (tente não encostar na carne).
Com o restante do caldo da carne que ficou na sua panela de ferro monte seu molho de mostarda com creme de leite de cereais sabor arroz (substituto do creme de leite clique aqui para conhecer) e um colher de sopa de mostarda (usei dijon), corrija o sal, se necessário. Caso prefira mais cremoso, engrosse com maisena. Para finalizar, acrescente um pouco mais de alecrim.
Enquanto a carne fica no forno, cozinhe o arroz por 12 minutos na pressão (com água suficiente para cobri-lo) e após pronto, coe a água e doure o arroz na cebola. Retire a carne do forno e sirva-a com o molho de arroz, alecrim e mostarda.
Comentários
Postar um comentário