Leite de arroz com avelã



 

 

Bom dia!
 
Leite de arroz com avelã é um dos preferidos por aqui, além do sabor suave e agradável, as avelãs são ricas em cálcio com alta biodisponibilidade o que torna esse leite vegetal super equilibrado e uma ótima opção, inclusive para crianças! 
 
Se você ainda não se rendeu a preparar seu leites em casa, não sabe o que está perdendo... Conseguimos aproveitar tudo do preparo do leite vegetal, as sobras torna-se farinhas incríveis o que torna seu investimento mais proveitoso!
  
Leite de arroz
 
✔️ 1 xícara de arroz branco ou integral (preferencialmente orgânico)
✔️ 2 litros de água filtrada (para o arroz integral e 1,5 litro para o branco)
✔️ 1/2 fava de baunilha
✔️1 c. Café rasa de sal marinho 
 
Coloque os ingredientes ao fogo por 15 minutos, se o arroz for branco, ou  30 minutos, se for integral. Leve ao liqüidificador e aperte rapidamente a tecla pulsar por 3x (não deve virar papa). Coe com fraldinha ou chinóis. Reserve a sobra de arroz para uma receita! O leite de arroz integral tem um sabor mais forte, o de arroz branco é mais suave.

 
Leite de avelã (pode ser feito com qualquer outra castanha, nozes ou amêndoa)
✔️ 3 xícaras de avelã (sem torra)
✔️ Água filtrada
✔️ 10 unidades de tâmaras sem caroço 
 
Deixe as avelãs de molho em água filtrada de um dia para o outro (8-12 horas) escorra a água e bata no liqüidificador com as tâmaras e 1 litro de água filtrada. Coe com fraldinha ou chinóis.
 
Leve a sobra em frigideira com fogo baixo e seque bem, mexendo cerca de 15 minutos ou até que esteja bem seca, terá sua farinha de avelãs para receitas. Misture os leites produzidos e terá seu leite de arroz com avelã!
Você pode preparar apenas um tipo de leite se preferir, ou adequar a proporção ao seu paladar! O leite puro de avelã (ou de qualquer outra castanha) é muito saboroso!
 
DICAS DA NUTRI:

♻️ Dica 1: observe que armazeno meus leites em recipiente de vidro para evitar a contaminação por compostos presentes no plásticos (bisfenol e ftalatos) que agem como disruptores endócrinos (se ligando e ativando receptores hormonais) desequilibrando os hormônios e acelerando a multiplicação celular o que predispõe a uma série de doença, entre elas o câncer.
 

Os leites vegetais duram 2 dias na geladeira e 3 meses no congelador. Se for congelar lembre -se de deixar bastante espaço livre no vidro, porque o liquido irá se expandir e poderá romper o vidro, caso não haja espaço. Coloque uma etiqueta com a data de congelamento!

 

 
♻️ Dica 2: para armazenar no congelador reserve no pontinhos menores que sempre contêm quantidades ótimas para usar em receitas.
 
♻️ Dica 3: Na foto acima você também pode ver a farinha de avelã que pode ser usada em alguma receita, quanto ao arroz cozido que sobrou da primeira etapa preparei um pudim sem glúten e sem lactose que será postado logo mais, aguarde! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos