A minha dieta anticâncer - crepe suzette- releitura
Era para ser um crepe suzette....
Mas eu não resiste e mudei a receita, então conheçam a releitura funcional com berries!
As berries, sempre presente no meu freezer, fazem parte do grupo de alimentos que não deixo faltar em casa (depois de estudar muito a capacidade das berries em inibir vias de crescimento tumoral, descobri que essas frutinhas são essenciais para uma alimentação preventiva).
Essa versão de crepe é sem glúten e feita com trigo sarraceno (já escrevi sobre ele - não contém glúten), adicionei cardamomo e canela na massa, já que inevitavelmente tive que usar um pouco de açúcar demerara.
É importante salientar que numa dieta anticâncer ou para pessoas em tratamento oncológico temos que evitar ao máximo o uso de qualquer açúcar (inclusive, temos que distribuir as frutas de forma organizada durante as refeições do dia, e evitar um consumo de grandes quantidades de frutas que contenham alto teor de frutose na mesma refeição)
Quer dizer que para prevenir câncer não devo consumir doce? Exatamente, se você conseguir riscar esse ingrediente do seu cardápio, certamente terá muito benefícios na sua vida.
Obviamente existem situações EVENTUAIS onde por questões sociais e até mesmo para desfrutar de boas lembranças, você poderá utilizá-lo, mas nesse caso deverá saber fazer minimizando seu impacto através da utilização de ingredientes que reduzam seus efeitos nocivos.
Um exemplo é esta saborosa receita:
CREPE FUNCIONAL RICO EM ANTIOXIDANTES
Para a massa:
2 ovos caipiras
1 colher de sopa de óleo de coco orgânico
1 xicara de trigo sarraceno
1 xicara de água do cozimento da beterraba
Canela em pó e cardamomo a gosto
1 colher de sobremesa de açúcar demerara
Derreta o óleo de coco e bata com os ovos até ficar bem homogêneo, em seguida, misture os demais ingrediente e mexa bem. Numa Frigideira untada com óleo de coco, despeje uma quantidade suficiente de massa para preparar crepes finos, aguarde até que a massa se solte da frigideira.
CALDA DE BERRIES
2 punhados de frutas vermelhas e roxas orgânicas variadas (usei morangos, framboesas e amoras)
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de sobremesa de óleo de coco
2 anis estrelados (podem ser retirados ao final do preparo)
50 ml de água
1 dose de cachaça de pitanga para flambar
Derreta os ingredientes em fogo baixo até que estejam na consistência desejada, despeje a cachaça e flambe. Cubra as folhas de crepe dobradas com a calda. Enfeite (e consuma) com hortelã.
Atenção: se preparar essa receita para crianças não utilize a cachaça.
Dica 1: Acompanhe essa receita com suco desintoxicante ou chás de hibiscos ou verde.
Dica 2: A maçã não está na foto por acaso, ela é uma grande reguladora da absorção de açúcar.
Comentários
Postar um comentário