Passo 6: Alimentação saudável para crianças
PASSO 6: Invista na beleza no prato!
COMEMOS COM OS OLHOS! Somos atraídos pelo que é belo! Basta sabermos que até mesmo uma pessoa que não gosta de morangos, sentiria vontade de provar um morango dessa mesa!
COMEMOS COM OS OLHOS! Somos atraídos pelo que é belo! Basta sabermos que até mesmo uma pessoa que não gosta de morangos, sentiria vontade de provar um morango dessa mesa!
Por isso, oferte pratos bonitos aos seus filhos, isso pode parecer um pouco óbvio, mas na prática a maior parte das pessoas erram muito neste quesito.
Quer um exemplo? Vejo muitos profissionais que trabalham com educação infantil recomendarem aos pais que criem carinhas/personagens com os pratos, colocam uma cenoura no centro do arroz para parecer um sorriso. Preciso ser sincera com vocês em dizer que, embora eu acredite que essa estratégia possa até funcionar de forma pontual quando inserida dentro de um contexto (com histórias que levem a um porquê daquela carinha), no dia a dia, o que importa mesmo é que o prato seja bonito, independente de ter carinha!
Não sei nem calcular quantos pratos com "rostinhos" eu já vi, repletos de boa intenção, mas que na verdade eram horríveis, no máximo com um pouco de esforço poderiam parecer engraçados, mas bonitos de fato não eram, lembre-se sempre: Se você não tem vontade de comer aquele prato o que te faz pensar que seu filho irá fazê-lo?
Quer despertar a vontade do seu filho em comer comida? A palavra mágica é capricho. Capriche, não só na forma que serve, capriche na organização da mesa, nas toalhas, em todo o entorno, não estou falando de ficar horas arrumando a mesa ou de ter milhares de opções de toalha, não é isso, apenas capriche. Não coloque as coisas jogadas na mesa, panelas lambuzadas, tudo desorganizado, faça as coisas com capricho.
E seguindo esse raciocínio, não importa se terá carinhas ou não, o que de fato importa é que seja belo, que atraia, que tenha contexto: Filha, hoje no almoço teremos aspargos, você já conheceu um aspargo? O aspargo se parece com uma arvorezinha, a mamãe descobriu que esse é o segredo da princesa (diga o nome daquela que ela mais gosta) para ter a aquele cabelo lindo e forte, mas não podemos contar para ninguém, vamos guardar esse segredo? Use a imaginação de seu filho e a cumplicidade que existe entre vocês para contextualizar os novos alimentos.
E quanto a tornar os pratos mais atrativos há inúmeras possibilidades, até mesmo um simples salada de frutas pode encher os olhos com um dose extra de carinho! Segue as inspirações:
Comentários
Postar um comentário