GLÚTEN X SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
Autor da foto: desconhecido. Retirado de: www.parana-online.com.br
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico do trato gastrointestinal de origem desconhecida, caracterizada por dor abdominal e hábito intestinal alterado, com ausência de dados bioquímicos detectáveis e anormalidades estruturais. A sua prevalência é estimada em 10% a 15% na população adulta ocidental, acometendo principalmente ao sexo feminino.
Não é de hoje que estudos científicos consideram uma possível relação entre doença celiaca e sindrome do intestino irritável, no entanto, aos leitores dos estudos é notável que possa haver uma subestimação dessa relação, quando o objetivo da pesquisa é o diagnóstico de doença celíaca.
Estudos mais atuais demonstram uma condição de sensibilidade ao glúten que não necessariamente esta acompanhada de doença celiaca, ou seja, é possível SIM ter intolerância ao glúten sem ter doença celíaca. Essa situação é cada vez mais identificada atualmente, isso porque após a retirada do glúten da dieta ocorre uma melhora considerável nos sintomas dos sujeitos acompanhados pelas pesquisas, mesmo sem diagnóstico prévio de doença celíaca.
Embora os mecanismos não tenham sido completamentamente elucidados nas pesquisas (pois para isso os pesquisadores precisam de marcadores imunólogicos entre outros...), se nos embazarmos nos conhecimentos da bioquímica e imunologia os mecanismos que envolvem o glúten como um dos gatilhos desencadeadores da sindrome do intestino irritável são certamente respondidos e esclarecidos... Mas isso é um assunto para uma próximo post, ok? Beijos e bom dia para vocês!
Segue alguns links para os interessados:
Comentários
Postar um comentário