Desabafo de Nutricionista

Bom tarde, pessoal! Desculpe a correria, não consegui atualizar o blog nos últimos dias.
Esse espaço foi criado para trocar informações sobre nutrição, a idéia é fazer dele um lugar de atualização para profissionais e leigos que gostem do assunto, por isso, mande dúvidas, críticas e elogios, sua participação será muito bem vinda e ajudará a construir o blog.
Hoje vou utilizar esse espaço também para um pequeno desabafo.
Logo pela manhã visitei um lindo blog de uma artesã que divulga informações sobre artesanato (como não poderia deixar de ser), devo revelar que tenho muita admiração por esse tipo de trabalho, apesar de não praticá-lo e ser leiga no assunto... No entanto, me surpreendi com um post sobre 20 trocas saudáveis na alimentação, nesse texto li algumas recomendações absolutamente equivocadas. E inevitavelmente fiquei um tanto indignada com a situação.
Me dedico a nutrição há anos com estudos diários e, sem dúvida, estou longe de desvendar todos os mistérios que envolvem esta ciência, por isso, a cada texto que divulgo tenho o extremo cuidado em frisar que não há verdades absolutas se tratando de nutrição, o que há de fato é individualidade bioquímica e genética, por isso, não podemos determinar de modo geral, sem uma análise prévia minuciosa, o consumo de "tais" alimentos, pois o ser humano é único.
E ao ver aquele texto cheio de "verdades" generalizadas e com uma visão tão superficial do assunto, fiquei extasiada, por um momento até desmotivada, revelo. Obviamente não considero esta situação inédita, afinal, nós nutricionista sabemos que isso ocorre frequentemente.
O que nos resta? Levantar a cabeça, estudar, estudar e estudar. Remar contra a maré. Maré, que nesse caso se trata de uma manipulação feita a sociedade com um único objetivo vender, vender e vender, palavra de ordem do capitalismo! Que se se utiliza de um método muito conhecido para alcançar seu objetivo:  reduz o conhecimento da nutrição ao simples consumo de calorias que gera ganho de peso criando, a partir disso, uma falsa idéia de que o conhecimento da nutrição é banal e que, portanto, basta conter Zero calorias para ser saudável!
A essa artesã lhe dedico os parabéns pelas habilidades manuais e quanto ao texto sobre nutrição, não há dúvida, os equívocos existem, talvez, porque até o momento a mesma não teve oportunidade de enxergar além do que o divulgado pelas propagandas publicitárias que querem que a população continue acreditando que a nutrição se resumi ao valor calórico e a conter ou não colesterol no produto, menosprezando qualquer relação de nutrientes e absorção, ou mesmo de saúde e energia vital.
E a nós profissionais que fique a missão de remar e remar contra essa maré, unindo forças para provar a cada dia que nutrição é muito mais do que esse simples raciocínio!
Tenha um bom dia! Um abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanços da nutrição para pessoas em tratamento do câncer.

Berries - entenda seus efeitos quimiopreventivos